Meu filho usou o vaso sanitário pela primeira vez. Já tem tempo que ele avisa quando suas necessidades fisiológicas estão a caminho. Começou com ele aplicando leves tapas nas fraldas. Em seguida, os tapas foram acompanhados da palavra “cocô”. Nunca “xixi”, sempre “cocô”. Talvez, por julgar que a urina é um incomodo muito mais fácil de ser resolvido, ele nunca alertou sua chegada. Em contrapartida, as fezes sempre foram recebidas com as típicas palmadas na fralda que, tão logo aprendeu a falar, passaram a ser acompanhadas pela palavra “cocô”.

Acho surpreendente que uma criança de dois anos avise que a…


Você está no banheiro, parado frente ao espelho. Seu nariz sangra. O sangue escorre pelo seu queixo, seu pescoço e suja a gola da sua camiseta. Você vai trabalhar todos os dias de jeans e camiseta. Muitas pessoas enxergam isso como uma regalia. Quando você começou, também achava o mesmo. Todo emprego, no começo, é interessante. Mas é só questão de tempo, até você olhar ao redor e ver o quanto não quer estar ali. O quanto não quer fazer o que é pago para fazer. …


Não sou do tipo que questiona a existência de Deus. Sequer penso a respeito. É um tema que não me interessa. Só me pego diante desse dilema, em algumas ocasiões onde tenho certeza de que, caso ele exista, sem dúvida eu faria algumas coisas melhores do que ele. São pequenas situações que me fazem questionar por que determinadas coisas são de determinadas maneiras. Quanto mais eu busco uma explicação, mais eu concluo que, algumas coisas, eu faria melhor que ele.

Certa vez eu estava no cinema e bateu a vontade de mijar. Fiz o que qualquer pessoa faria: esperei o…


Os Idiotas são criaturas que acreditam deter sempre a razão e uma interminável fonte de conhecimento, o que faz com que sejam insuportavelmente arrogantes. Os Idiotas também são criaturas frustradas e, consequentemente, mentirosas. Tais características fazem com que eles estejam sempre contando sobre feitos inacreditáveis que ninguém, além de outro Idiota, é capaz de acreditar.

Entre outras peculiaridades dos Idiotas estão a ausência de senso de humor, a total falta de vergonha na cara, a mesquinharia e o machismo. Todo Idiota é machista, não importa seu sexo. Se o Idiota for homem, ele se acha um exemplo de masculinidade a…


Que dia é hoje? Que horas são? Isso importa? Pelo visto não. Em tempos de quarentena e isolamento social é estranha a sensação que temos de que os dias parecem ser exatamente uns com os outros. Pelo celular acompanho o mundo lá fora. As pessoas que seguem trabalhando. O número de mortos que continua crescendo. O presidente verbalizando asneiras. Um dia após o outro. Tudo igual. Essa rotina absurdamente tediosa me levou a refletir sobre a nossa existência e me peguei pensando na morte. Mergulhado nessa mórbida reflexão não foi difícil enxergar o valor que ela possui.

Já pensou como…


Eu e minha esposa fomos à CADEG comprar, segundo ela, a ornamentação para a festa de dois anos do nosso filho. Pra quem nunca foi ou ouviu falar, a CADEG é o mercado municipal do Rio de Janeiro que conta com uma infinidade de lojas que vendem os mais variados produtos. Em meio a nossa andança (acredite, lá você anda muito), encontramos o que ela tanto procurava.

“Flores mortas?”, perguntei surpreso.

“Não”, retrucou ela. “Flores secas!”

“Mas se estão secas é porque estão mortas.”

“Felipe, cala a boca e segura isso”, disse ela, entregando-me um chumaço de flores que, mal…


Eu lembro, como se fosse hoje, do momento em que abri o Word e comecei a exorcizar meus demônios através das palavras. Pura terapia. Literatura crua e impulsiva. Na época, eu era redator publicitário, o cara que cria slogans, jingles e frases bacanas que te fazem querer comprar margarina, sabão em pó e pasta de dente. Eu era bom. Eu sabia fazer meu trabalho. Mas se tem uma coisa que eu sabia ainda mais é que eu odiava fazê-lo. Odiava mais ainda o fato de ter feito aquele maldito telefonema.

Eu tinha 18 anos quando liguei pra agência de propaganda…

Felipe Attie

Escritor, tatuador e cartunista. Autor do romance Morrendo Oito Horas Por Dia e dos quadrinhos Menino e Lobo.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store